A Google, responsável pelo maior e mais popular motor de busca, revelou as “pesquisas do ano” em Portugal e no Mundo. O que quis saber a maioria dos portugueses no último ano? Vamos ao Google.
De todas as pesquisas, a mais recorrente foi acerca do IVAucher, um incentivo do governo para estimular a economia durante a pandemia de Covid-19, em setores como a restauração, o alojamento, ou a cultura.
O mundial de futebol do Catar e a invasão da Ucrânia pela Rússia só fecham o top 5 de termos mais pesquisados com o “certificado digital” que os portugueses procuraram para comprovar a sua vacinação contra o Covid.
Já quem pesquisou por personalidades nacionais foi, claramente, um público dedicado aos reality-shows. Com Bruno de Carvalho à cabeça e Liliana Almeida a seguir, nenhum dos primeiros cinco nomes foge à participação no Big Brother: Bernardo Sousa, Marta Gil, e Nuno Homem de Sá são os restantes.
Os portugueses que quiseram saber de personalidades internacionais dividiram-se entre o responsável pela guerra na Europa, Vladimir Putin, a agressão de Will Smith a Chris Rock na cerimónia dos Óscares, o divórcio entre Johnny Depp e Amber Heard, com ambos os membros do casal a serem alvo de pesquisas. A cantora brasileira Anitta foi outra das grandes referências.
Quanto às questões mais práticas dos portugueses, liderou economia e finanças.
A afasia diagnosticada a Bruce Willis parece ter suscitado a curiosidade dos portugueses, também interessados na lei dos Metadados e na NATO.
Quanto a conteúdos, estes foram os mais procurados em Portugal
As pesquisas globais têm um bocadinho mais que se lhes diga. Veja todas AQUI.