Primeiro as más notícias: a Google Stadia não chega a Portugal em novembro de 2019, altura em que será lançada em 14 territórios. As boas notícias é que muitas das dúvidas que tínhamos quando escrevemos sobre a nova plataforma de gaming da tecnológica, no início do ano, foram desfeitas com anúncio do seu lançamento. Contamos-te o que já sabemos.
Para começar, quem adquirir a “Edição de Fundador”, plataforma vai estar acessível por €129,99 na Europa e dá direito a uma edição-limitada do comando da Google em “night blue”, a um Chromecast Ultra, o dongle da tecnológica, e três meses de premium. Aos restantes utilizadores bastará desembolsarem €9,99 por mês para subscreverem o serviço.
Além do comando standard em branco, vais ter as opções “wasabi” e “just black”:
Por outro lado, os gamers que procurem uma solução mais económica terão apenas de esperar pelo free-tier que vai ser lançado em 2020. Isto para dizer que, ainda que a Google venha a ter uma lista de jogos grátis para subscritores, este não vai ser o modelo primário e vais ter de continuar a comprar uma boa parte dos teus videojogos favoritos como já fazes na Steam, na PlayStation Network, ou na Xbox Live.
VELOCIDADES, PLATAFORMAS E TERRITÓRIOS.
Além dos três meses de premium oferecidos pela “Edição de Fundador” a ti e a um amigo, ambos vão poder jogar nos smartphones Pixel 3 e Pixel 3A (ambos da Google) e no browser Chrome (também da tecnológica) através de um controlador HID (Human Interface Device) à vossa escolha.
O objectivo é chegar a outras plataformas e sistemas operativos de smartphone “ao longo do tempo”.
Quanto à relação entre largura de banda, frames por segundo e qualidade de som, o melhor é olhar para o gráfico:
Já os territórios divulgados para o lançamento em novembro são 14, 12 dos quais na Europa:
Também a chegada da 5G poderá dar um boost naquele que pode ser o início da disrupção do mercado de videojogos e da consequente batalha nas clouds.
Um recap do potencial da plataforma aqui:
Empresas e títulos já garantidos
Anunciadas estão 21 desenvolvedoras, com nomes como a Electronic Arts, a Ubisoft ou a Rockstar Games a fazerem parte da lista – algumas com títulos ainda por anunciar – e 31 títulos. Além destes, mais novidades vão ser anunciadas até novembro. Até lá o Destiny 2 será o único que consegues jogar se pagares pelo founder pack. Deixamos-te uma lista detalhada e interactiva em baixo: