Após ter lançado o seu servidor de Sistema de Nomes de Domínio (DNS), em abril deste ano, a empresa de serviços de segurança online Cloudflare alargou a ferramenta aos internautas que utilizam iOS e Android.

Segundo a companhia, esta é uma forma de evitar que qualquer um saiba que páginas visitas ou que apps utilizas, incluíndo os Internet Service Providers (ISP) – como a MEO, a NOS, a Vodafone, a Nowo -, mesmo quando o conteúdo das páginas está encriptado.

Evita também que os ISP possam vender o teu histórico a “quem pagar mais”, como acontece em muitos países, ou a utilizar essa informação pessoal para te dar a publicidade que “tu procuras” antes de te perguntarem o que é que tu procuras, afinal.

Para além de ser o servidor público de DNS mais rápido do mercado, a Cloudfare quer garantir a privacidade através de uma auditora externa que passará o código da empresa a pente-fino, anualmente, de forma a garantir que estão a cumprir a promessa que fizeram aos seus utilizadores.

O que não parece deixar toda a gente contente, é o pedido da app para aceder a informações como fotos, vídeos e outros ficheiros pessoais, bem como o acesso ao microfone do smartphone.

MAS AFINAL, O QUE É O DNS?

O Sistema de Nomes de Domínio (DNS), “é o protocolo internacional que faz corresponder a determinado endereço de IP um determinado nome de fácil memorização”, esclarece Luísa Gueifão, presidente da DNS.pt, associação responsável pela gestão dos nomes de domínio em Portugal.

Ou seja, mesmo que cada página da Rede possa ser encontrada por um endereço de IP (Internet Protocol) em números, seria pouco prático em termos de utilização, sendo mais fácil recordar o nome que lhe está associado. “É o que acontece hoje com os nossos telemóveis. Ninguém sabe o número de ninguém porque têm lá os nomes”, dá, como exemplo, a presidente da associação. “E é o DNS que faz essa correspondência”, conclui.

Assim, aos digitares o nome “r00t.pt” na barra de endereços do teu motor de busca, o DNS vai à procura do número do endereço de IP correspondente àquele domínio e devolve-te o resultado.

RESPONDE_

comentar_
nome_